Resolvi compartilhar fotos, informações e experiências de viagens que fiz pelo nordeste. Tudo bem, não foram muitas, mas as poucas que fiz podem te ajudar a escolher o destino da sua próxima fuga da realidade. Espero que curtam a escolha dos lugares, as dicas e as fotos, que fiz de cada lugar.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Jericoacoara

Esse vai ser o post mais difícil de todos, porque eu tento falar resumidamente sobre cada lugar e a minha paixão por Jeri é tão grande que fica difícil resumir! Mas vamos lá...
         Jericoacoara tem cerca de 2.000 habitantes e fica a 305 km de Fortaleza, no litoral oeste do Ceará, numa área que passou a ser protegida ambientalmente em 1984, mas em 2002 o IBAMA a transformou em Parque Nacional, que atualmente engloba uma área de 6.850 hectares, isso foi ótimo pra região porque trouxe muitas restrições que ajudaram na conservação das praias, da beleza e até mesmo do charme rústico da vila. Por ficar aproximadamente 3 graus abaixo da linha do Equador o sol brilha 320 dias por ano! Tempo suficiente pra pegar um bronze, né? =P
Há 15 anos, Jeri era apenas uma aldeia de pescadores sem energia, sem o menor contato com a civilização das cidades. É até difícil acreditar que em tão pouco tempo a vila de pescador se transformou numa das praias mais requisitadas do Brasil, mas sem perder sua simplicidade de vila que começa com as ruas de areia e se enfatiza com a ausência de iluminação pública. Muita gente diz que isso prejudica a imagem da Vila, mas eu acho que esses são dois dos milhões de motivos que me fazem achar Jeri o lugar mais lindo e mágico que já conheci, e não, não é escura! Rsrs As ruas ficam iluminadas durante toda a noite pelas luzes dos restaurantes, das lojas, das pousadas que mesmo quando fechadas continuam iluminando, sem contar que a Vila não dorme, as festas começam com o cair da noite e acabam só pela manhã, não é a toa que existe uma padaria que abre meia noite! Pra quem curte Forró “Pé de Serra” as noites serão ótimas, pois o Forró da Dona Amélia vira o point da vila.
A noite é fantástica, tirando o forró os turistas ainda tem muita coisa pra fazer, como uma saidinha a dois, bem romântica. O estilo da vila e o charme dos restaurantes proporcionam um clima totalmente propício para os casais. Já para quem deseja curtir, conhecer gente nova, os bares das praias oferecem um ótimo ambiente. Também tem as raves, os reggaes, uns sambinhas e muita, mas muita mesmo, música ao vivo.
Durante o dia, o sol escaldante te induz às praias, seu corpo pede um mergulho no mar calmo e raso de Jeri. Além das praias, vale a pena gastar uma energia a mais com a caminhada até a Pedra Furada. É longe, uns 30min, mas a paz que a beleza da natureza carrega paga teu cansaço!
Outra ótima opção é a pratica de Wind ou Kite. Em 1998, Jeri foi descoberta pela galera do Wind e passou a ser um paraíso para os velejadores por conta do vento forte que rola o ano todo. Vem atletas do mundo inteiro, curtir Wind e Kite em Jericoacoara. Se você surfa nem leve sua prancha, não tem onda pra você lá.
Com o cair da tarde o sol encerra seu espetáculo diário com um pôr maravilhoso, as fotos ficam lindas de cima da Duna do Pôr do Sol com o sol se pondo atrás! Rs
Toda essa beleza natural fez o crescimento do turismo aumentar muito, com isso a vila desenvolveu uma exelente rede hoteleira, você encontra diárias para todo bolso: hotéis luxuosos, pousadas boas e outras mais simples. Acredite: mesmo estando em pousadas simples e baratas, você vai se sentir no paraíso, só não aconselho camping, digo por experiência, é muito quente, até a noite!
Os restaurantes são sensacionais, de nível internacional, tem comida para todo gosto. Eu não posso deixar de falar do crepe de palmito e da pizza Cangaceiro do restaurante Cantinho da Pizza, delícias!
O toque internacional não se resume só a culinária, aonde você vai tem gringo: donos de pousadas, de restaurantes, turistas, surfistas, moradores... Quem não fala inglês acaba se sentindo limitado, em algumas ocasiões. Eu que o diga! kkk


Enfim, você precisa conhecer esse pedaço de contato intenso com a natureza, precisa ter a sensação de liberdade, a paz que Jeri transmite, a mágica beleza da praia que foi eleita pelo jornal Washington Post uma das 10 praias mais bonitas do mundo!
Jericoacoara não é apenas uma paisagem bonita para apreciar, é passa sentir!


Crédito das Fotos: Todo meu! rsrs






Nenhum comentário:

Postar um comentário